Humboldtian Prof. Dr. Paulo Soethe participa da Celebração dos 200 anos da imigração Alemã, em Sessão especial do Senado Federal

 

No dia 4 de julho de 2024, o professor Dr. Paulo Soethe participou da Sessão Especial do Senado Federal em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Em sua fala, o professor — que atua na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) — destacou parcerias com o Arquivo Nacional e anunciou a realização de um evento, previsto para agosto, dedicado à história alemã no Brasil a partir da imprensa abolicionista.

Durante a solenidade, o Dr. Soethe apresentou um panorama histórico sobre a presença dos imigrantes alemães no país e os fatores que motivaram a criação do Projeto Lemmbra, iniciativa voltada à preservação da memória histórica. Ele ressaltou ainda a relevância das colaborações com a Biblioteca Nacional, o Ministério da Cultura e o Arquivo Nacional na consolidação desse trabalho.

O Projeto Lemmbra tem desempenhado um papel essencial no resgate e difusão da história da imigração alemã no Brasil. Por meio da digitalização de documentos históricos, a iniciativa amplia o acesso a fontes primárias e fortalece a pesquisa acadêmica sobre o tema. Em colaboração com instituições culturais e científicas do Brasil e da Alemanha, o projeto contribui para a valorização da herança cultural e da memória coletiva, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na preservação do patrimônio histórico.

 

O professor Paulo Soethe discursa no Senado. Ele está no canto esquerdo da foto, falando na tribuna. Também aparece a mesa do senado.
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar os 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Em discurso, à tribuna, professor das Universidades Federais Fluminense e do Paraná, Paulo Soethe. Mesa: diretora do Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas - Brasil-Alemanha, Deise Perfeito; historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, Arno Wehling; embaixadora da Alemanha em Brasília, Bettina Cadenbach; presidente e requerente desta sessão, senador Flávio Arns (PSB-PR); secretário desta sessão; juiz de Direito em Santa Catarina e ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Márcio Schiefler Fontes; diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ex-reitor da UFRGS, professor e administrador público, Rui Vicente Oppermann. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Start typing and press Enter to search