Evento Online: IA e Educação com Prof. Dr. Luis Rosa

IA e Educação: Cultura, tecnologia e pedagogia em diálogo

📅 Data: 24 de julho de 2025
🕖 Horário: das 19h às 20h30min
📍 Evento gratuito e online, via Microsoft Teams
🔗 Acesse aqui: http://bit.ly/46jkCfx 
📜 Inscrição para receber Certificado de extensão UFRJ (até o fim do evento): https://forms.gle/zM9W9hgpfabX5Byz5


Como o uso de IA por alunos muda o ensino? Vamos debater desafios e possibilidades.

Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial, professores e alunos vivem novas dinâmicas em sala de aula. A proposta deste evento é abrir um espaço de reflexão e diálogo sobre as transformações na prática pedagógica diante da popularização de ferramentas como o Chat-GPT.

Este encontro especial será conduzido no formato de sala de controvérsias, com uma parte participativa em grupos de discussão. Por isso, é fundamental que os participantes estejam presentes desde o início do evento — quem se atrasar, infelizmente, não conseguirá acessar as salas de discussão.


🧠 Descrição do evento

Qual o papel do professor na era da inteligência artificial? Com o advento de Chat-GPT e modelos similares, alunos possuem não somente pronto acesso à conhecimento enciclopédico, mas também à soluções de problemas, produção textual artificial, etc. Deve o professor proibir ou tornar difícil o uso de tais tecnologias? Há maneiras de o professor incorporá-las na sala de aula e talvez melhorar o processo de ensino e aprendizagem? São essas as questões que abordaremos na nossa sala de controvérsias, onde você mesmo terá papel não somente de expectador, mas também de debatedor.


👤 Convidado especial

Prof. Dr. Luis Rosa
Luis Rosa recebeu seu doutorado em filosofia na PUCRS. Tornou-se posteriormente bolsista da Alexander von Humboldt em Munique, fazendo pesquisa e lecionando no Munich Center for Mathematical Philosophy. Continuou a trabalhar na Alemanha por mais 6 anos como professor assistente na Universidade de Colônia, e por fim mudou-se para os Estados Unidos para lecionar na Washington University in St. Louis. Sua pesquisa e publicações ocupam-se dos temas da incerteza, incoerência e normatividade.


🎙️ Mediação

    • Profa. Dra. Monica Freitas (UFRJ)

    • Carolina Nunes (Humanitat)


Recomendações técnicas:
O evento pode ser acessado via Teams de qualquer dispositivo, mas recomendamos o uso em computadores desktop ou notebooks para melhor aproveitamento da experiência, especialmente durante as discussões em grupo.


📣 Convocamos todos os humboldtianos a divulgarem amplamente o evento em suas redes, com colegas e especialmente com seus alunos — potenciais futuros bolsistas da Fundação Alexander von Humboldt!

Cartaz do Evento, com o título, horário e data, minibio do ministrante, link para o site do clube, nomes das moderadoras e logos da ufrj e do clube humboldt

 

Clique AQUI para acessar os slides da apresentação.

As imagens referentes a diferentes atitudes (proibitiva x integrativa) podem também ser visualizadas abaixo:

Slide com o seguinte texto escrito: Attitude proibitiva (a) Fazer alunos escreverem text à mão em sala de aula. (b) Usar navegadores fechados (lockdown browsers) para lhes dar tarefa. (c) Usar ‘checkers’ e tirar nota ou mesmo contar a tarefa como não realizada. (d) Requerir do estudante que mostre o histórico de edição de texto. (e) Dizer ao estudante que o use de IA é proibido para cumprir as tarefas do curso. (f) Fazer exames orais. Slide com o seguinte texto: Attitude integrativa (a) Dizer estudantes para escrever sobre um problema, depois verificar como Chat-GPT responde ao problema, e comparar os resultados. (b) Instruir alunos a manter um diálogo sobre um tema específico com Chat- GPT (c) Ensinar alunos como testar a confiabilidade do output. (d) Ensinar alunos como prontificar (prompt) AI de maneira mais frutífera. (e) Estimular alunos a corrigir o Chat-GPT. (f) Ensinar em quais quesitos Chat-GPT é bom (por exemplo, planejar um artigo) e o que ele não é bom (por exemplo, escrever o artigo).

Start typing and press Enter to search