Cartaz do Evento: Uma lente decolonial: diversidade e inclusão na pesquisa e prática na Alemanha Data: 18 de novembro de 2025 Horário: das 10h30min às 12h Tâmara Andrade: empreendedora e pesquisadora

Evento online – Uma lente decolonial: diversidade e inclusão na pesquisa e prática na Alemanha

Evento online – Uma lente decolonial: diversidade e inclusão na pesquisa e prática na Alemanha

🗓️ Data: 18 de novembro de 2025
🕙 Horário: 10h30min às 12h (BRT)
🔗 Online via Teams: LINK

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MTUxZTg4YTctYzJiNS00MjBiLThlNzMtOGM0ODg0ZGVlYmJm%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22e96f4e9b-39fc-4525-9e37-03909f6bdd0e%22%2c%22Oid%22%3a%227503e90b-ca71-4b7e-9b7d-11e25487212a%22%7d 

Inscrições para receber Certificado de Extensão Universitária pela UFRJ (até o final do evento): https://forms.gle/pxMccLNjbM1tESVQ9 

 

Sobre a sessão

Como trazer uma lente decolonial e inclusiva para pesquisas e práticas profissionais?

Nesta sessão, conduzida por Tâmara Andrade, será proposto um diálogo reflexivo e participativo sobre como integrar diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB) em percursos de pesquisa e prática profissional.

No âmbito da German Chancellor Fellowship da Alexander von Humboldt Foundation, e em parceria com o Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS), Tâmara desenvolveu uma pesquisa de referência sobre práticas inclusivas em programas de liderança. O trabalho resultou no guia Beyond a Checkbox: A Practical Guide to Implementing Diversity, Equity, Inclusion & Belonging Strategies, que hoje inspira organizações e pesquisadores a transformar estruturas e ampliar impacto social.

Durante o encontro, serão compartilhados aprendizados e provocações sobre como desigualdades estruturais, narrativas dominantes e relações de poder moldam a produção de conhecimento, políticas públicas, práticas organizacionais e produções culturais e artísticas. A sessão será também um espaço coletivo para refletir e co-criar caminhos mais inclusivos e transformadores, fortalecendo conexões entre pesquisadores e promovendo um olhar crítico sobre o papel da pesquisa e da cultura na construção de futuros mais plurais, justos e equitativos.

A atividade inclui uma apresentação inicial com conceitos e insights da pesquisa, seguida de trocas em grupos (breakout rooms) e finaliza com uma discussão coletiva para cocriar caminhos mais inclusivos.

CLIQUE AQUI para visualizar os slides da apresentacão

 

Minibio – Tâmara Andrade

Tâmara Andrade é empreendedora e pesquisadora, com mais de 15 anos de experiência em diversidade e gestão de pessoas, atuando principalmente no terceiro setor e em governos.

Psicóloga (PUC-SP), mestre em Gestão de Políticas Públicas (FGV/EAESP) e especialista em Gestão de Pessoas (USP), alia visão estratégica e atuação prática para transformar organizações e ampliar impacto social.

Co-fundou o Motriz (antigo Vetor Brasil), organização dedicada a transformar a gestão de pessoas no setor público, onde atuou por seis anos como diretora e liderou a criação do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão — iniciativa premiada por órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Também foi professora convidada na Administração Pública da FGV/EAESP e da EACH/USP. Atuou ainda em consultorias e organizações multinacionais, além de ter sido consultora sênior da Imaginable Futures, fundação global de filantropia, onde liderou projetos de fortalecimento institucional e equidade racial.

Foi German Chancellor Fellow da Alexander von Humboldt Foundation e, nesse âmbito, desenvolveu em parceria com o Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) uma pesquisa de referência sobre diversidade e inclusão em programas de liderança. Atualmente, é consultora do IDOS, em colaboração com a MGG Academy.

Tâmara também integra o conselho consultivo do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, é mentora do Columbia Women’s Leadership Network in Brazil Program (Columbia University) e fellow das redes da Fundação Lemann, do Managing Global Governance (IDOS, Alemanha) e da Fundação Arymax.

Start typing and press Enter to search