Com o objetivo de reunir pesquisadores brasileiros que participaram do programa de pesquisa da Fundação Alexander von Humboldt, foi criado, em 1996, o Clube Humboldt do Brasil. Para fomentar a cooperação acadêmica, científica e cultural com a Alemanha pretende-se promover o contato direto entre os associados, atualizá-los sobre prêmios e outras possibilidades de estudo em países de língua alemã, além de assegurar o contato com a Fundação e possibilitar o contato com Clubes Humboldt de outros países. O Clube também é um espaço de divulgação das pesquisas dos participantes através de encontros, boletins, da revista e do site.
Gestão 2024/2025
Diretoria Executiva
Presidente
Monica Freitas (UFRJ, Bioquímica)
Vice-Presidente
Carolina Nunes (Humanität, Arquitetura e Urbanismo)
Secretário
Estevão de Rezende Martins (UNB, Filosofia e História)
Conselho Consultivo
Fraya Frehse (USP, Sociologia)
Karin Poetter (Univ. de Lisboa, Biologia)
Raquel Lima Scalcon (FGV, Direito)
Simone Brandão (UFPE, Biologia)
Walter Carnielli (Unicamp, Filosofia e Matemática)
Conselho de Membros Honorários
Ex-Presidentes
Paulo Carlos Kaminski (USP, Engenharia Mecânica)
Draiton Gonzaga de Souza (PUCRS, Filosofia)
Marisa Campos Moraes Amato (AMSP, Medicina)
Carlos Frederico de Oliveira Graeff (UNESP, Física)
Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez (USP, Química)
Vânia G. Zuin Zeidler (Leuphana/Alemanha, Química Sustentável)
Francisco Marshall (UFRGS, História)
Paulo Astor Soethe (UFPR, Germanística)
Roberto Hofmeister Pich (PUCRS, Filosofia)
Embaixadores Científicos
Marcelo Araújo (UERJ, Direito)
Mirco Solé Kienle (UESC, Biologia)
Juliana Perez (USP, Letras)
Clique aqui para informações sobre gestões anteriores
A Fundação Alexander von Humboldt promove a cooperação acadêmica entre cientistas estrangeiros e alemães através de bolsas de pesquisa e prêmios, atendendo pós-doutorandos e pesquisadores experientes de todas as áreas. O programa de alumni oferece apoio e oportunidades de patrocínio por toda a carreira, com o lema: “Uma vez Humboldtiano, sempre Humboldtiano”. A Fundação mantém uma rede interdisciplinar de mais de 30.000 Humboldtianos em mais de 140 países ao redor do mundo – incluindo 61 vencedores do Prêmio Nobel.
Alexander von Humboldt (1769-1859) foi um pesquisador e explorador da natureza, cosmopolita e gênio universal, cientista e patrono. Sua longa jornada pela América Latina de 1799 a 1804 foi celebrada como a segunda descoberta científica da América do Sul. Membros das áreas de ciências naturais, como a geomorfologia, climatologia, ecologia ou oceanografia veem Humboldt como o fundador destas disciplinas. A obra-prima de seus anos mais avançados, dividida em cinco volumes, “Cosmos. Rascunho de uma Descrição do Mundo Físico” se mantém única na abrangência de sua abordagem.
Alexander von Humboldt não apenas investiu sua herança em seus próprios estudos, mas também financiou, de forma altruísta, outros acadêmicos e talentos, dentre eles Justus von Liebig e Felix Mendelssohn-Bartholdy.
E-mail: brasilclubehumboldt@gmail.com
Endereço: Intituto de Bioquímica Médica, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-902